sexta-feira, 28 de março de 2014

O Profeta

Quando eu morava num pensionato aqui em São Paulo (carinhosamente apelidado de "prisionato"), pude conhecer - graças a uma grande amiga - a obra O Profeta, de Khalil Gibran.

No dia seguinte da inesquecível apresentação, estava eu na banquinha da esquina comprando o meu próprio livro (que guardo até hoje e que agora está aqui nas minhas mãos).
Também gosto de presentear pessoas queridas com ele :o)
(acabo de pensar em alguém que vai ganhar um !!! rs)

Khalil Gibran é conhecido como o profeta poeta. Suas palavras são doces e intensas. Eu adoro !!

Confesso que precisei ler várias vezes cada uma das passagens citadas para compreender o que querem dizer. E elas ainda me causam surpresa !! E fazem pensar...

Hoje citarei o trecho da Alegria e da Tristeza:

"Vossa alegria é a tristeza desmascarada.
E o mesmo poço de onde surge vosso riso esteve muitas vezes cheio das vossas lágrimas.
E como pode ser diferente ?
Quanto mais profundamente a tristeza escava o vosso ser, mais alegria ele pode conter.
Não é o cálice que leva o vosso vinho o mesmo cálice que foi queimado 
no forno do oleiro ?
Não é a lira que conforta o vosso espírito a mesma madeira que foi esculpida com facas ?
Quando estiverdes felizes, olhai no fundo dos vossos corações e vereis que, na verdade, estais chorando pelo que foi vosso prazer.
Alguns dizem: 'A alegria é maior que a tristeza', e outros dizem: 'Não, a tristeza é maior'.
Mas vos eu digo, elas são inseparáveis.
Elas vêm juntas, e quando uma está sozinha convosco na mesa, a outra está dormindo na vossa cama.
Observai que estais suspensos, como uma balança, entre vossa tristeza e vossa alegria.
Apenas quando estais vazios é que estais parados e equilibrados.
Quando o guardião do tesouro vos levanta para pesar o seu ouro e a sua prata, as necessidades fazem vossa alegria ou vossa tristeza se elevar ou baixar".

Obrigada, Adri, por este presente !!
Que o "Guardião do tesouro" possa sempre nos fortalecer 
com as tristezas
e nos presentear com as alegrias !!

Bom final de semana !!
Bjbjbj
Ju Bormio

Nenhum comentário:

Postar um comentário